Ter uma casa no campo, tirar alguns meses de férias no exterior ou comprar um novo carro. Todo mundo tem algum tipo de sonho que envolve gastar um bocado de dinheiro para conseguir realizar. E, a menos que a pessoa ganhe na loteria, só existe uma maneira legal de arrumar esse bocado de dinheiro: investindo. Seja em ações, títulos públicos ou até poupança, a verdade é que pensar onde e como investir seu dinheiro é a chave principal para conseguir realizar seus sonhos. Porém, nada disso pode ser pensado sem que antes o investidor saiba mais sobre o seu próprio sonho.

Planeje para realizar seus sonhos

Então você quer ter uma casa no campo? Ótimo! Mas já pensou sobre o que seria necessário para manter essa casa? E quanto a viagem para o exterior? Quanto você gastaria por dia para conseguir ficar algumas semanas lá fora? Como ficariam as suas contas assim que voltasse de lá? E o carro? Quanto você gastaria a mais de impostos, seguro e até combustível para mantê-lo?

Realizar esses tipos de sonhos envolve mais do que apenas conquistá-los, envolve mantê-los. Muitas das vezes, nos esquecemos que até pequenas realizações (como ter um cachorro) podem trazer mudanças para o nosso dia a dia financeiro e, por isso, mais do que saber o valor daquele sonho, é importante saber o valor para se continuar com ele.

Mas esse, claro, é apenas o primeiro passo!

Escolha onde e quanto investir

Depois que você souber tudo sobre aquilo que deseja conquistar, vem a parte do investimento, e isso vai depender de pessoa para pessoa.

Alguns tem mais facilidade em poupar, outros tem mais facilidade em investir e alguns tem facilidade com as duas coisas. Por causa disso é importante entender primeiro qual tipo de investidor que você é, sabendo que, independente da resposta, algum montante você terá que juntar mensalmente, nem que seja 100 reais.

Aqueles que não conseguem guardar dinheiro devem começar primeiro mudando seus hábitos e juntando uma quantidade mínima por vez (pode ser até mesmo através de sistemas como o da poupança programada). Os que já tem esse costume, podem aplicar seu dinheiro em lugares mais rentáveis, como o Tesouro Direto e os Certificados de Depósito Bancário (CDB).

Um grande ponto aqui é não deixar de acompanhar os investimentos, observando cada um deles bem de perto. Leia sobre o mercado, estude o comportamento dos números e converse com profissionais de confiança para saber o que fazer para melhorar o desempenho daquele seu dinheiro.

Aprenda com o processo

Independentemente dessa realização levar 1 ano ou 10 para se concretizar, você pode aprender com tudo que aconteceu durante o processo. Enquanto seu dinheiro estiver guardado, você pode ter que lidar também com quedas nos juros, troca do modelo de investimento e até algum problema pessoal, e tudo isso pode trazer aprendizados impossíveis de serem obtidos em um curso ou palestra sobre negócios. Por isso é sempre bom ter em mente que realizar um sonho pode ser também uma forma de aprender ainda mais sobre os investimentos e sobre você mesmo.

Como você pôde ver, realizar seus sonhos é um processo que envolve mais etapas do que apenas sonhar, por isso, para concretizar tudo isso nada melhor do que começar a planejar e colocar a mão na massa agora mesmo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como realizar seus sonhos, conte para gente o que achou do post e aproveite também para tirar alguma dúvida aqui na nossa caixa de comentários!

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine o nosso Newsletter, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

BANNER 2BANNER 3