A decisão de começar a investir dinheiro precisa estar embasada em um principal ponto: estabilidade financeira. A partir do momento que se conquista esta estabilidade, pode-se começar a investir com mais segurança. Se você considera que chegou a esse ponto, mas ainda assim não sabe exatamente por onde começar, acompanhe nosso post e saiba como se planejar e dar início aos seus investimentos.

Quando começar a investir dinheiro

O primeiro passo é verificar se sua situação financeira é saudável no momento atual. Isso porque não adianta iniciar um investimento se o processo for gerar dívidas ou juros no pagamento de suas despesas.

Às vezes acontece de você pagar suas despesas e, ao final do mês, não sobrar em sua conta-corrente a diferença exata entre sua renda líquida e o valor total de sua despesa? Isso acontece porque quando se tem um dinheiro disponível, entram pequenos gastos que não são contabilizados, justamente por serem pequenos, mas ao final isso faz diferença no orçamento. Se isso ocorre com frequência, é um sinal de que é o momento de pensar em investir.

Para isso, é necessário estar com a planilha de gastos em ordem e as contas em dia para começar de fato o planejamento dos investimentos.

Reserva de emergência

Antes de qualquer outro investimento, o primeiro que deve ser planejado e executado diz respeito à sua segurança, que é a reserva de emergência, um fundo que servirá para cobrir gastos inesperados. Se essa reserva não existir, o conserto de um carro ou outro bem, uma doença na família, desemprego ou qualquer outra despesa extra que não foi prevista em seu orçamento poderá gerar um rombo e atrapalhar seus planos.

O ideal é que essa reserva seja de, pelo menos, o valor de três meses do seu salário. Isso ajudará a preservar os seus próximos investimentos, pois, no caso de imprevistos, você terá de onde retirar os recursos necessários. Vale lembrar que este dinheiro da reserva só deve ser utilizado se realmente surgir uma real necessidade. Só mexa nele no caso de emergências!

Planejamento

Depois de feita a reserva de emergência, é hora de pensar nos seus objetivos ao decidir investir dinheiro. É para a realização de sonhos a curto prazo? Fazer viagens com a família, comprar uma casa ou um carro? Ou é para o futuro, sua aposentadoria, os estudos dos filhos?

É essencial definir esses objetivos para descobrir qual é exatamente o melhor investimento para o seu caso. São várias as opções disponíveis e é importante conhecer cada uma delas para definir se o que você precisa no momento é de melhores taxas de juros ou maior liquidez, por exemplo. É assim que você conhecerá também qual o seu perfil como investidor.

Além disso, ter uma meta estabelecida servirá como motivação. Isso porque você terá sempre em mente o seu compromisso de investir mensalmente determinado valor e o quanto isso te levará para mais perto de seu objetivo, de conquistar sua meta. Caso sinta necessidade, você pode contratar uma assessoria financeira para auxiliar nesse planejamento.

Ficou mais fácil decidir quando começar a investir dinheiro? Gostou das dicas? Deixe sua opinião no espaço para comentários!