Até agora você se encarregou de administrar sozinho a sua carteira de investimentos? Esta é uma tarefa que demanda tempo, conhecimentos de mercado e muita disposição para pesquisar as melhores maneiras de aumentar a rentabilidade de suas aplicações. Pode ser que você esteja se perguntando se chegou a hora de contratar uma empresa especializada em consultoria financeira. Para ajudar você a tomar essa decisão, leia o nosso post e fique sabendo por que contratar uma empresa para intermediar os investimentos pode ser um ótimo negócio.

Avalie seu próprio perfil

Algumas perguntas simples serão úteis para se chegar a uma conclusão:

  • Você possui um bom conhecimento sobre investimentos e sobre o mercado financeiro?

  • Você gosta de ler e de pesquisar sobre assuntos financeiros e negócios em geral?

  • Você tem experiência prévia em administrar investimentos?

  • Você tem tempo livre para acompanhar, avaliar e determinar quando é o momento certo de mudar de aplicação para não perder dinheiro?

Se você respondeu sim às perguntas acima, pode até seguir em frente sozinho. Se suas respostas foram negativas, é bom procurar uma empresa de confiança para intermediar os investimentos e evitar prejuízos.

Avalie o momento

Alguns acontecimentos em sua vida poderão influenciar na decisão de procurar consultoria profissional na hora de investir. Veja alguns exemplos:

  • Você recebeu ou teve acesso a uma grande quantia em dinheiro, como uma herança, um prêmio lotérico ou uma causa na justiça, e se sente inseguro para administrar esse dinheiro sozinho, pois só lidou até agora com quantias menores.

  • Você está prestes a se aposentar, decidiu resgatar sua previdência privada, e quer ter segurança de que seus recursos vão durar muito tempo.

  • Você se casou recentemente e agora o casal precisa lidar com os investimentos em comum.

  • Você está interessado em um projeto grande no futuro e precisa estar seguro de que terá recursos suficientes para concretizá-lo.

  • Você mudou de emprego e recebeu uma boa indenização que precisa investir para garantir a transição para o novo emprego.

  • Sua família está crescendo. Você vai ter mais um filho (ou o primeiro!) e precisa garantir um futuro tranquilo para todos. É hora de procurar ajuda profissional para intermediar os investimentos.

Avalie o que a empresa de consultoria oferece

Pesquise com cuidado para encontrar uma empresa qualificada. Uma boa ideia é pedir referências para amigos ou parentes bem sucedidos financeiramente.

Para garantir seus lucros, a empresa precisa oferecer larga experiência e profundos conhecimentos do mercado financeiro, além de conhecer o perfil de cada cliente para determinar que tipo de investimento é o melhor para cada caso. E agir sempre com honestidade e transparência, para não comprometer a relação de confiança com o investidor.

Peça informações claras também quanto ao custo da assessoria oferecida e pergunte exatamente quais serviços estarão incluídos no acordo entre vocês. É também muito importante saber que canais de comunicação estarão disponíveis quando você precisar conversar com os assessores financeiros em caso de dúvidas.

Concluindo, tenha em mente o que disse o escritor americano Loren Dunton, autor do livro “Financial Planning can make you rich” (1987). Ele é considerado um dos nomes de peso, quando o assunto é planejamento financeiro: “A maioria das pessoas precisa de um consultor financeiro. E aqueles que não precisam, geralmente, são inteligentes o bastante para procurar um mesmo assim”.

Então, contratar uma empresa para intermediar os investimentos não significa que você não é capaz de assumir a tarefa sozinho. Significa que você é inteligente!

Esperamos que você tenha gostado do post. Deixe seus comentários no blog, queremos saber sua opinião sobre a necessidade de contratar uma empresa para intermediar os investimentos. Comente!

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine o nosso Newsletter, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

BANNER 2eBook1