O mercado de ações é sempre indicado por consultores como o mais rentável no Brasil. Mas recentemente, acompanhamos uma forte queda nas ações, principalmente as ligadas às companhias estáveis e fortes.

Como agir quando as ações estão em queda? Existem outros investimentos com uma rentabilidade melhor que o mercado de ações? Acompanhe o que você pode fazer para garantir seus rendimentos!

Ações em queda

Investidores experientes sabem que o sobe e desce das ações é comum, faz parte do jogo. Mesmo quando as notícias são alarmistas e mostram grandes quedas, os investidores devem saber que este valor é uma média feita entre as ações mais negociadas.

Portanto, enquanto existem ações que caem 5%, outras podem ter subido 2%, 3%. O investidor cauteloso procura sempre se informar sobre a movimentação das ações e procura investir em ações. Em alguns casos, a queda é uma oportunidade de aumentar seu patrimônio.

Cuidado com as informações

Boatos alimentam e destroem investidores na bolsa de valores em qualquer lugar do mundo. Em momentos de queda, o investidor começa a dar ouvidos às informações de todos — corretor, amigos e parentes, mesmo que eles não tenham conhecimento sobre o assunto.

Procure os canais de informação oficiais das empresas e da Bolsa de valores, bem como as editorias de economia dos jornais. Compare os dados e tome a sua decisão. Preste atenção para não perder com os erros dos investidores.

Objetivos de investimento

Os consultores destacam que o investidor deve entrar no negócio com objetivos de investimento e momento de saída definidos. Se o papel investido tem objetivo de investimento no longo prazo, a bolsa em queda não pode influenciar tanto, pois é uma ação momentânea.

Pense também quanto quer ganhar e em que momento ele pode ser interessante para sair. Ter esses pontos estabelecidos previamente ajuda a passar por um momento de crise sem tomar atitudes extremas e emocionais que podem prejudicar seu planejamento.

Não coloque todos os ovos em uma cesta

Mas o investidor cauteloso também sabe que não se deve colocar o dinheiro todo em um mesmo investimento. Busque orientação com uma consultoria, para estabelecer seu perfil de investimento e traçar um plano de ação. Poupança, renda fixa, CDB´s, ouro: são vários tipos de investimentos que podem ser combinados em diferentes formas para diversificar.

Procure profissionais para orientação

Para não se perder em um mar de investimentos e ter mais segurança em seus passos no mercado financeiro, o apoio de uma consultoria pode ser o diferencial entre as perdas e ganhos no mercado de ações. A consultoria reúne todas as informações e aponta cenários para aplicar, de acordo com seu perfil e momento de vida. Não é preciso esperar um aumento na renda para investir e vários momentos da vida podem ser vistos como uma oportunidade para isso, como a compra de uma casa, o nascimento dos filhos, a educação da família, a aposentadoria e uma vida mais tranquila.

Sente que já sabe como agir em um momento de queda no mercado de ações? Leia mais em nosso blog sobre as diferenças entre investimentos pré e pós fixados!

 

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine o nosso Newsletter, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

PALESTRA (3) Começar CTA bb