Existem títulos criados pelo Governo com o intuito de gerar fluxo de capitais em setores essenciais da economia, a partir das aplicações realizadas pelos investidores. Pode ser que você não saiba, mas alguns desses títulos são excelentes alternativas para garantir um investimento bastante rentável. E é nesse grupo de aplicações que entram LCI e LCA. Tratam-se de duas letras de crédito de fácil investimento e que, acompanhadas com a devida atenção e planejamento, podem garantir um excelente retorno financeiro a médio e longo prazo.

Ficou interessado? Continue lendo, descubra por que aplicar em LCI e LCA pode ser uma boa ideia e aprenda como investir nessas letras de crédito sem correr riscos!

O que são LCI e LCA

LCI e LCA significam, respectivamente, Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio. Esses são investimentos de renda fixa e isentos de Imposto de Renda, emitidos pelos bancos com o objetivo de angariar recursos aos respectivos setores comerciais.

Rentabilidade mais alta

Uma das vantagens das Letras de Crédito é propiciar um retorno financeiro geralmente maior do que a caderneta de poupança produz. A rentabilidade é baseada no CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

O dinheiro aplicado só poderá ser resgatado ao final do vencimento pré-determinado pelo investidor e o prazo comum varia entre três meses e até três anos. E aí mora um outro benefício: investimentos com prazos maiores tendem a ter rentabilidade ampliada, uma vez que garantem ao banco mais tempo de usufruto do dinheiro investido.

Custos baixos

Tanto a LCI quanto a LCA são isentas do Imposto de Renda. Ao investir em alguma das opções, verifique se o seu banco cobra uma taxa de custódia. O único custo considerável deve ser o valor a ser investido. A quantia mínima para investimento nesses títulos depende do banco e costuma ser tabelada próxima aos R$30 mil. Portanto, caso queira investir, faça um planejamento financeiro detalhado.

Como investir

Pesquise os melhores títulos para investir

Bancos costumam trabalhar somente com títulos próprios. Isso faz com que corretoras tenham apresentem uma grande vantagem ao distribuir LCI e LCA de variadas instituições: a probabilidade de encontrar os papéis mais rentáveis para você investir é maior. O ideal é consultar um especialista para se sentir mais seguro e bem orientado antes de fazer o investimento.

Escolha o melhor tipo de rendimento

Você pode optar entre dois tipos de rendimento: pré ou pós-fixado. Escolher juros pré-fixados permite que o investidor saiba exatamente quanto receberá ao fim do vencimento. É ideal para tendências de queda dos juros no mercado, ao contrário da opção pós-fixada.

No segundo caso, o valor do título flutua de acordo com a taxa de juros Selic, tornando-a uma ótima alternativa em momentos de crise econômica como o atual. Quanto mais alta a Selic, maior será o rendimento.

Riscos reduzidos

LCI e LCA são investimentos excelentes para planos financeiros de médio a longo prazo, pois oferecem poucos riscos e rendimentos maiores. A isenção do Imposto de Renda desse tipo de investimento também é uma grande vantagem diante a outros títulos oferidos no mercado.

O único fator que deve ser observado no momento de investir em um desses títulos é a tendência da taxa Selic. Seria desvantajoso optar por um investimento pré-fixado num cenário previsto de alta de juros, assim como num cenário oposto realizar um investimento pós-fixado.

Por isso, não tenha pressa, identifique a tendência da taxa Selic e escolha prazos de acordo com suas metas de consumo. Faça um planejamento financeiro, estabeleça metas e busque a assessoria de um especialista. Siga esses passos e a probabilidade de êxito será grande!

Ficou interessado em investir em LCI e LCA? Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário sobre o assunto!