Aplicado em vários países, o Imposto de Renda ou imposto sobre o rendimento significa o valor anual que cada contribuinte, pessoa física ou jurídica, deve pagar ao governo federal. Tal valor trata-se de uma porcentagem de desconto fixada pelo governo de cada país, que incide sobre uma nova riqueza produzida pelo trabalhador ou pela empresa tributada. No Brasil é administrado pela Receita Federal.

Além de incidir sobre o fruto do trabalho do contribuinte, o Imposto de Renda também é aplicado ao capital gerado por ele e essa é sua ligação com os investimentos, uma vez que geram rendimentos ao investidor. Porém, o que nem todos sabem, é que também existem investimentos com isenção do IR para contribuintes pessoa física. Conheça eles:

Poupança

A Caderneta de Poupança é uma conta bancária similar à conta corrente e geralmente é livre de tarifas.

LCI

A Letra de Crédito Imobiliário é um instrumento emitido por bancos comerciais, de investimento e múltiplos, além de instituições financeiras de recursos provenientes do setor imobiliário.

LCA

A Letra de Crédito do Agronegócio, parecida com a LCI, é um instrumento de emitido por bancos comerciais, de investimento e múltiplos, além de instituições financeiras de recursos provenientes do agronegócio.

CRI

O Certificado de Recebíveis Imobiliários são títulos emitidos por empresas securitizadoras do setor imobiliário.

CRA

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio, com característica semelhante ao CRI, são títulos emitidos por empresas securitizadoras do ramo do agronegócio.

Debêntures de Infraestrutura

São os títulos de debênture, que servem para financiar o crescimento de uma empresa privada, emitidos por empresas envolvidas em projetos de infraestrutura do país.

Os demais investimentos são devidamente tributados pelo Imposto de Renda e por essa razão é importante ficar atento aos vencimentos e suas respectivas alíquotas na tabela regressiva:

Fonte: Site do Tesouro Nacional
Fonte: Site do Tesouro Nacional

O Contador Ronaldo Tomazzoni, presidente do SESCON Serra Gaúcha – Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – traz dicas valiosas para os contribuintes investidores declararem seus rendimentos ao Imposto de Renda:

“É importante o contribuinte investidor ter em mãos no momento de preencher sua declaração de ajuste de IR todos os comprovantes, sejam de rendimentos de aplicações financeiras, trabalho assalariado, despesas médicas, movimentação patrimonial e etc.

Nossa dica para o contribuinte investidor é acompanhar regularmente seus investimentos no decorrer do ano e ainda ter um controle paralelo em planilha evitando assim algum contratempo no momento de informar ao leão seus saldos e ganhos financeiros. 

Os bancos e agentes financeiros são obrigados a disponibilizar aos clientes os documentos legais onde constam todas as informações necessárias à declaração de IR, como saldos investidos nos dois últimos exercícios e rendimentos do último ano, que deverão ser observados pelo declarante se são isentos ou exclusivos na fonte para o correto preenchimento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física.

No caso do investidor de renda variável, como o mercado de ações, por exemplo, o recomendável é o controle mensal, pois o imposto de renda sobre o ganho, caso venha a ocorrer, deverá ser recolhido no mês seguinte ao da realização do resultado, tendo ainda a possibilidade de compensar possíveis prejuízos ocorridos em meses anteriores. Existem no mercado softwares específicos para esses controles, auxiliando na emissão de DARFs de imposto de renda, compondo saldos para compensações de prejuízos e ainda gerando relatórios auxiliares para o correto preenchimento da Declaração.

Enfim, recomendamos sempre consultar um profissional contábil especializado, evitando assim possíveis contratempos com a malha fina da Receita Federal do Brasil”.

Ficou com alguma dúvida a respeito do Imposto de Renda nos investimentos? Participe, deixando seu comentário abaixo!

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine o nosso Newsletter, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

BANNER 2eBook1