Independentemente do tipo de investidor que você seja, uma preocupação que sempre vem à mente está relacionada com a rentabilidade da sua aplicação. No entanto, não é somente isso que deve preocupá-lo, pois a proteção ao patrimônio e o processo de transmissão aos herdeiros também são importantes e é por este motivo que o fundo exclusivo está em alta.

Você pode até ainda não ter ouvido falar sobre essa modalidade, mas o fato é que ela pode apresentar vantagens surpreendentes, especialmente para quem aplica grandes volumes de dinheiro e precisa de uma gestão profissional buscando aumentar retornos, reduzir tributos e planejar sucessão. Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

O que é um fundo exclusivo?

Os fundos exclusivos, como o próprio nome já diz, são aqueles que constituídos por uma única pessoa ou até mesmo por um grupo limitado de investidores (restrito). Eles apresentam algumas vantagens bastante interessantes, especialmente para quem aplica volumes mais substanciosos de dinheiro.

Estes fundos são uma alternativa às modalidades convencionais de investimento. Têm os mesmos benefícios de qualquer fundo de investimento com relação à segurança e à rentabilidade, mas possuem um maior nível de personalização de carteira, atendendo melhor às expectativas dos clientes, como foco na identificação do perfil de cada investidor.

Para quem estão disponíveis os fundos exclusivos?

No Brasil, os fundos exclusivos estão disponíveis para grandes investidores, pois a sua viabilidade fica maior com grandes volumes para serem investidos. Isso porque os custos incidentes para auditoria independente e as demais taxas aplicáveis aos fundos apenas serão viáveis se puderem ser diluídos em uma grande quantidade de recursos.

Apresenta-se como valor mínimo a ser investido a quantia de R$10 milhões ou mais, mas nada impede que valores menores também sejam investidos em fundos exclusivos, na forma de cotas entre os investidores. Neste caso, a quantidade de investidores por fundo se apresenta bem mais reduzida que em fundos de investimento normais.

Quais são as vantagens do fundo exclusivo?

O fato é que um fundo exclusivo pode proporcionar muitas vantagens para os seus participantes e, por isso mesmo, essa modalidade está ganhando bastante espaço, especialmente entre as pessoas que contam com um bom volume de capital para aplicar. Confira quais são as principais delas. 

Gestão personalizada

Uma das grandes vantagens de investir nos fundos exclusivos é que eles possuem uma gestão personalizada, voltada exclusivamente para os anseios, as demandas e as expectativas daquele determinado cliente.

Se o cotista detiver apenas valores mobiliários como títulos de renda fixa e ações, por exemplo, pode ser montado um fundo multimercados.

Já se ele tiver seu patrimônio em imóveis, os gestores podem constituir um fundo fechado de cotas que investirá tanto em multimercados quanto em participações em empresas com fins imobiliários. Em outras palavras, há uma gestão profissional personalizada, adaptada ao perfil de risco do investidor.

Vantagens tributárias

Outro dos maiores benefícios dos fundos exclusivos são as vantagens tributárias que essa alternativa confere para o cliente. Em linhas gerais, ela se dá por duas vias. A primeira é que o não há a incidência do imposto de renda nas movimentações internas do fundo.

Como resultado, a rentabilidade fica muito maior do que ocorre nos fundos não-exclusivos.

Planejamento sucessório

Outra grande vantagem dos fundos exclusivos é que eles têm um planejamento sucessório que facilita a organização de uma eventual herança.

Logicamente, a transmissão desse patrimônio respeita a legislação do Brasil, mas essa opção torna mais simples determinar como os beneficiários usufruirão e também fazer doações ainda em vida, evitando os custos e o desgaste de um inventário.

O titular também pode determinar que alguns bens não possam ser negociados ou mesmo que alguns dos herdeiros só possam desfrutar da sua parte após uma determinada idade, entre outras restrições. A concessão é feita por meio de uma escritura registrada em cartório, com o pagamento da taxa habitual de 4% de imposto sobre doações.

Como se beneficiar de um fundo exclusivo?

A principal vantagem está na blindagem do patrimônio e no processo sucessório. Também há vantagens de ordem tributária. No caso de herança, evitam-se os custos e a burocracia do inventário de bens e direitos, pois a doação de cotas aos herdeiros pode ser feita em vida, sempre respeitando os preceitos legais brasileiros concernentes à herança.

Na prática, o pai cria o fundo exclusivo e doa proporcionalmente as cotas aos herdeiros, utilizando-as enquanto estiver vivo com status de proprietário. Ainda há a alternativa de se restringir a venda por parte dos filhos até certa idade. Nesse caso, a doação é registrada em cartório e apenas paga 4% de ITCMD.

No fundo exclusivo também não há a incidência do imposto de renda periódico, que é chamado de “come cotas”. Isso faz com que os valores integrais sempre sejam capitalizados, havendo a incidência do imposto de renda apenas na retirada e não de maneira periódica, como é o caso dos fundos normais. No longo prazo, isso gera uma diferença de ganhos positiva para o investidor.

Outra vantagem é que, por não se investir em ativos de maneira direta, é possível migrar entre um ativo e outro sem a incidência tributária, realizando a chamada portabilidade de investimentos.

Isso facilita para os investidores quando perdas passadas precisam ser recuperadas no futuro e se deseja alterar a modalidade de investimento sem abandonar a estrutura exclusiva do fundo.

É possível, também, montar uma estrutura de carteiras multimercados, mas isso dependerá da composição de bens de cada investidor e também deve ficar compatível com o perfil identificado de cada investidor.

Os fundos exclusivos são uma boa alternativa para quem precisa de segurança no investimento, mas também quer blindar o patrimônio e preparar os valores para pagar menos valores no momento da transmissão por herança. O fundo exclusivo pode exercer bem este papel de concentrador de bens e de investimentos de uma família. 

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine a nosso newsletter agora mesmo!

 

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

banner-barra-artigo-2017-03-conhece-a-messem