Ser um profissional liberal exige um preparo maior para lidar com o dinheiro, não é mesmo? Ter uma renda variável e uma rotina repleta de compromissos pode transformar a tarefa de organizar as finanças pessoais em um grande desafio.

No entanto, apesar de parecer complexo e trabalhoso, a união de conhecimentos adequados e uma boa dose de disciplina são os ingredientes para uma gestão financeira eficiente. Ou seja, você só precisa encontrar as informações certas e se esforçar para colocá-las em prática.

Pensando nisso, preparamos um post repleto de dicas para que você organize melhor suas finanças pessoais e desfrute de uma vida mais segura e confortável. Quer aprender? Acompanhe!

1. Fuja dos créditos fáceis

Você já deve ter percebido que os créditos fáceis, como o cartão de crédito e o cheque especial, são os que possuem as maiores taxas de juros e, por isso, os que mais contribuem para o descontrole nas finanças.

Tanta facilidade em utilizá-los deveria ser acompanhada de cautela e desconfiança, pois os riscos para quem cai nessas armadilhas são grandes. Portanto, procure evitar o uso dessas linhas de crédito e, sempre que precisar, se esforce para quitá-los dentro dos prazos de vencimento.

Jamais se esqueça de que crédito fácil é sinônimo de dinheiro mais caro. O que parece ser a solução de seus problemas pode se tornar um grande problema financeiro.

2. Limite o seu endividamento

Fazer compras parceladas é um hábito relativamente comum na vida dos brasileiros. De modo geral, quando estamos falando de um consumo consciente e planejado, não há muito o que se preocupar. Por outro lado, o descontrole e a compra por impulso representam um grande risco para as finanças pessoais.

É aconselhável que, sempre que possível, faça-se a opção pelo pagamento à vista. Planejar a aquisição de um bem e juntar os recursos necessários para isso é a estratégia mais eficiente, pois além de evitar endividamentos desnecessários, consegue-se negociar valores mais interessantes.

Procure fazer uso de financiamentos apenas em compras mais caras, como a de um imóvel ou de um carro. Mas, é claro, nunca se esqueça de planejar e estudar se a parcela cabe no orçamento e não compromete a sua qualidade de vida.

3. Invista em educação financeira para organizar as finanças

Como aprender a organizar as finanças sem conhecer e entender melhor os conceitos básicos desse universo? Ora, a maneira mais fácil de tornar essa tarefa proveitosa é adquirindo conhecimentos em educação financeira.

Por isso, estude e procure investir um bom tempo e dinheiro para aprender mais sobre juros, inflação, investimentos, planejamento financeiro e psicologia de consumo. Além de cursos mais completos sobre os assuntos, você encontra facilmente aulas, palestras e livros sobre educação financeira. Não deixe de aprender!

Entenda que muito além de aprender a ganhar dinheiro, é preciso saber usá-lo a seu favor investindo de maneira inteligente. Buscar mais conhecimentos nessa área vai ajudá-lo a adquirir a estabilidade financeira e um patrimônio duradouro.

4. Aprenda a fazer investimentos inteligentes

Quando você consegue gerir adequadamente suas finanças, acaba tendo mais controle dos recursos disponíveis em sua conta. A partir daí, é importante buscar opções para investir de maneira segura e vantajosa.

Aprenda a fazer o dinheiro trabalhar para você buscando os investimentos que mais combinam com seu perfil e objetivos, como a poupança, a previdência privada, a bolsa de valores e os fundos de renda fixa.

Caso não tenha muita experiência na área, procure orientação profissional. Afinal, existem inúmeras opções disponíveis e alguma vai se adequar às suas necessidades.

5. Tenha uma reserva financeira

Profissionais liberais devem se esforçar para criar e manter uma boa reserva financeira. Ter o hábito de guardar dinheiro ajuda a superar momentos inesperados, como uma crise financeira, um problema de saúde ou até um gasto extra com o carro. Além disso, a reserva pode ser usada para a realização do sonho de uma viagem em família ou até mesmo para a chegada de um filho.

Desse modo, procure poupar mensalmente o equivalente a 10% da sua renda e invista esses valores em alguma aplicação financeira que lhe assegure mais rapidez e facilidade para sacar, caso seja necessário.

6. Monte o seu próprio orçamento pessoal

O planejamento é a base para o sucesso de qualquer gestão financeira. Se você não souber o quanto ganha e o quanto tem a pagar, dificilmente vai manter suas finanças organizadas.

Assim, anote todas as suas despesas fixas, como financiamento da casa e do carro e gastos com educação (escola dos filhos, faculdade, pós-graduação); além das despesas que possuem valores variáveis, como água, luz, telefone, alimentação e transporte.

Com essas informações em mãos, observe se suas despesas fixas estão ultrapassando os 50% de sua renda e trace estratégias para reduzir gastos naquilo que você identificar como necessário. Ou seja, você vai gerir suas finanças pessoais como se estivesse trabalhando com uma empresa.

7. Seja disciplinado

Até aqui apresentamos várias dicas infalíveis para organizar suas finanças pessoais. No entanto, deixamos por último a maior de todas: a disciplina!

Entenda que você não vai atingir seus objetivos se não tiver disciplina para colocar em prática tudo o que aprendeu. Muitas pessoas adquirem os conhecimentos adequados e até se saem bem ao gerir suas finanças, mas acabam desistindo ou se desligando dos detalhes ao longo do tempo, voltando à estaca zero.

A determinação é, sem dúvidas, a chave para o sucesso. Em tudo o que você se propuser a fazer, seja disciplinado e perseverante! Não desista na primeira dúvida ou dificuldade. A gestão financeira é um desafio diário que exige foco, mas que assegura a conquista de uma vida mais segura e confortável.

E então, viu como as dicas certas podem tornar o desafio de organizar as finanças em algo muito mais fácil e prazeroso? Agora que já aprendeu tudo o que precisava, comece agora mesmo a colocar em prática e se prepare para conquistar seus sonhos de maneira segura!

Antes disso, que tal compartilhar esse texto em suas redes sociais e ajudar seus amigos a organizar suas finanças pessoais tão bem quanto você? 

 

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine o nosso Newsletter, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

banner-barra-artigo-2017-03-conhece-a-messem

banner-barra-ebook-2017-01