Poupar é o primeiro passo para quem deseja investir. Com dinheiro reservado para o investimento, surge a primeira dúvida: onde aplicar essa quantia? Colocar na poupança, comprar imóvel, apostar no CDB ou no Tesouro Direto?

Neste artigo, vamos comparar essas possibilidades de investimento. Confira!

Comprar imóvel

Comprar imóvel é uma excelente alternativa para quem não quer se arriscar mas deseja melhores retornos do que os gerados pela poupança. Com segurança comparável à da poupança, a rentabilidade do investimento em imóveis pode chegar a quase o dobro da poupança, dependendo das condições e da região do imóvel.

Se você acha que isso não é mais assim por causa da crise, pode estar muito enganado! Fatores econômicos mais recentes demonstram muito otimismo no mercado imobiliário. Segundo dados de maio do IBGE, a inflação dos últimos 12 meses alcançou o menor nível em 10 anos.

Alguns benefícios de investir em imóveis são:

· segurança de investimento comparável à da poupança;

· baixíssimo risco frente a outras opções de investimento;

· mais rentabilidade do que a poupança;

· possibilidade de maior retorno na venda posteriormente;

· possibilidade de reinvestimento do ganho mensal.

Poupança

A poupança talvez seja o investimento mais antigo e o mais conhecido pelos brasileiros. Prova disso é que 2017 começou com saldo de mais 660 bilhões de reais na poupança segundo o Banco Central, mas isso indica que a poupança ainda é o melhor investimento?

Não, não é! Esses números demonstram grande desconhecimento sobre investimentos. Devido à facilidade da aplicação e aos juros baixos — menor do que a inflação —, a poupança costuma ser a melhor indicação para pequenos valores.

E quais são as vantagens da poupança? Basicamente a simplicidade e a isenção do Imposto de Renda.

Comparada à compra de imóvel, a segurança do investimento é bem próxima, mas os proventos são bem menores. Enquanto os juros de poupança são de aproximadamente 0,5%, o aluguel de um imóvel pode variar de 0,5% a 0,8%, segundo especialistas.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um título de renda fixa emitido pelos bancos para captar recursos para suas atividades. Em outras palavras, é como se você emprestasse dinheiro para o banco. Por isso, o risco depende da instituição em que o dinheiro for aplicado.

O CDB pode ser mais rentável em bancos menores, em que as taxas são maiores — mas como você deve supor, o risco cresce consideravelmente. Se você pesquisar bem, pode ter bons resultados. A exemplo dos investidores do Banco Rural, Panamericano, BVA e Cruzeiro do Sul, cautela é essencial nesse tipo de aplicação.

As vantagens do CDB são:

· risco relativo, dependendo da instituição;

· bons rendimentos, acima da porcentagem de aluguel.

Uma desvantagem é a necessidade de aguardar o tempo previsto do investimento para receber o lucro, enquanto proventos mensais são disponíveis em outros tipos de investimento.

Título do Tesouro

Os Títulos do Tesouro são outro produto de renda fixa. No Tesouro você empresta seu dinheiro ao governo em vez de emprestar para os bancos, como acontece no CDB.

As desvantagens ficam por conta da tributação do Imposto de Renda e das taxas de administração da instituição financeira.

As vantagens do Tesouro Direto são:

· valor mínimo baixo e boa rentabilidade;

· títulos de curto, médio e longo prazo.

Na hora de investir, o perfil do investidor é determinante para a escolha do fundo. Aliado ao cenário nacional, comprar imóvel volta a ser uma boa opção. Na diversificação da carteira, uma saída interessante para quem deseja retornos melhores é o aporte mensal do aluguel em Tesouro Direto, por exemplo.

Este é um Guest Post com a Imobiliária Provenda

A Provenda é uma imobiliária com mais de 35 anos no mercado e que realiza a intermediação de compra e venda de imóveis, lotes e loteamentos. A empresa também administra a carteira de locações de clientes e oferece um serviço de alto padrão.

A imobiliária atua em diversas regiões do Brasil, como Goiás, Brasília, Bahia e Mato Grosso. Devido a sua experiência, fornece segurança em todos os seus serviços, processos e produtos.

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine o nosso Newsletter, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

banner-barra-artigo-2017-03-conhece-a-messem