O talento natural é importante para os trabalhadores de todas as ocupações. Devido à hereditariedade e à criação, os atributos físicos e mentais das pessoas variam.

Algumas pessoas são fortes, outras fracas. Algumas são inteligentes, outras nem tanto. Algumas são expansivas, outras inibidas nas situações sociais.

Estas e muitas outras características determinam a produtividade dos trabalhadores e, portanto, desempenham um papel fundamental na determinação de seus salários. Estreitamente relacionado ao talento está o esforço. Algumas pessoas trabalham com empenho, outras são preguiçosas.

Não deveríamos nos surpreender em verificar que aqueles que trabalham com empenho são mais produtivas e ganham mais. Mas o que é preciso fazer para ficar rico sem trabalhar? Confira!

Combinando talento, esforço e sorte 

Talento, esforço e sorte são difíceis de mensurar, mas basicamente enriquecer sem ficar trabalhando, colocando o dinheiro para trabalhar para você exige uma combinação desses três fatores. O talento não é hereditário, ele pode ser desenvolvido. O esforço também, principalmente para aprender sobre o mercado financeiro e sobre o seu perfil de investidor. E a sorte também é um fator não mensurável, mas que acontece e beneficia quem se prepara. A melhor forma de viver bem sem trabalhar é saber onde aplicar o dinheiro que se tem disponível, e esse é um conhecimento muito valioso que diferencia os bem sucedidos daqueles que não desejam obter riqueza.

Mercado de títulos

Quando a Intel, gigante dos chips de computadores, deseja tomar um empréstimo para financiar a construção de uma nova fábrica, ela pode tomar um empréstimo diretamente do público vendendo títulos. Um título é um certificado de dívida, identifica o período em que o empréstimo será reembolsado, chamado de data de vencimento e a taxa de juros que será paga periodicamente até a data de vencimento do título. No Brasil os títulos mais rentáveis são os títulos da dívida pública. O governo também possui gastos imensos e tem duas maneiras de conseguir esse dinheiro: através dos tributos ou fazendo como a Intel, tomando dinheiro emprestado do público. Os títulos públicos são ativos de Renda Fixa. No dia da compra, você sabe quanto receberá no futuro. Eles podem ser pré-fixados ou pós-fixados. Você pode conferir o nosso artigo sobre os melhores investimentos de longo prazo aqui

Mercado de ações 

Investir em ações é o mesmo que adquirir direitos a uma parcela da propriedade de uma empresa. Você pode estudar e acompanhar os números que são divulgados diariamente ou então pode delegar essa tarefa para um assessor de investimentos. Temos um artigo que trata sobre isso. Acesse e informe-se neste link.

Fundos mútuos e multimercados 

Os fundos mútuos são instituições financeiras que vende cotas ao público e emprega o resultado da venda para comprar uma seleção, ou portfólio, de vários tipos de ações, títulos ou ambos. O cotista do fundo mútuo aceita todos os riscos e retornos associados ao portfólio. Esse assunto também já foi abordado em nosso blog, acesse o post.

Analisando o seu estilo de vida 

Warren Buffet é o segundo homem mais rico do mundo. Ele não dirige carros caríssimos e nem mora em uma mansão dispendiosíssima. Ele possui um estilo de vida simples, sem esbanjar sua fortuna e os seus filhos só descobriram que o pai era milionário quando atingiram os 20 anos e leram sobre ele na revista Forbes! Ele nunca criou a família consumindo grifes caras, seus filhos iam a escola de ônibus, todos eles levavam um estilo de vida igual ao da classe média americana, com hábitos normais e sem ostentação.

Como ficar rico e não ceder às tentações do consumo, adquirindo coisas caríssimas que consomem parte do patrimônio que os investimentos geraram, apenas para ostentar?  Qual é o seu conceito de qualidade de vida? É passar o dia inteiro na piscina dia após dia, sem fazer nada? É ter uma vida produtiva com saúde e com propósito?

A riqueza bem administrada fornece estabilidade não só para você e sua família mas também contribui para inspirar as pessoas para usar seus talentos a fim de gerarem mudanças positivas no mundo. Pense nisso, invista e colha os retornos do seu dinheiro! 

Restou alguma dúvida ou quer dar uma sugestão? Deixe um comentário!

Seja o primeiro a receber o conteúdo da Messem Educação e assine o nosso Newsletter, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Nome:

Seu e-mail:


 

Saiba mais:

BANNER 2eBook1